EM 26 DE MARÇO, O BANCO CENTRAL AVANÇOU na regulação do Sistema Brasileiro de Pagamentos (SPB) com a publicação de três novas circulares:

Circular nº 3.885/18: define procedimentos e requisitos para a prestação de serviços de pagamento por instituições financeiras e autorizadas a funcionar pelo Banco Central. A alteração de controle e reorganização societária, a autorização para funcionamento e as condições para o exercício de cargos de administração são alguns dos processos descritos. Leia aqui.

Circular nº 3.886/18: altera a Circular no 3.682/13 sobre a prestação de serviço de pagamento dos arranjos integrantes do SPB. A norma aprofunda a categorização de subcredenciadoras e sua participação na grade centralizada de liquidação, estabelecendo a volumetria como critério. Leia aqui.

Circular nº 3.887/18: estabelece em, no máximo, 0,5% do valor da transação a meta da tarifa média de intercâmbio praticada nos arranjos de pagamento. Leia aqui.
O PAGAMENTO SEM CONTATO – uma das frentes de atuação da Abecs atualmente – vive uma fase importante com a chegada ao Brasil de duas das principais carteiras digitais. Pouco mais de um mês após a aterrissagem do Google Pay por aqui, a Apple Pay chega ao País em abril com o intuito de atingir mais de um milhão de usuários. O momento é, definitivamente, do contactless. A 37ª EDIÇÃO DO ESTUDO WEBSHOPPERS, – uma das realizado pela Ebit, revela que mais de 55 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma compra online em 2017. A pesquisa mostra também que, no ano, o comércio eletrônico movimentou 111,2 milhões de pedidos, com tíquete médio 3% maior que em 2016. O faturamento anual foi de R$ 47,7 bilhões (7,5% a mais). O aumento é ainda maior ao se contabilizar também sites de artesanato e marketplaces de produtos novos e usados: o incremento chega a 22% no período, com faturamento de R$ 73,4 bilhões. Além da consolidação do marketplace, que já representa cerca de 18% do total de vendas eletrônicas, o levantamento destaca a expansão do uso de dispositivos móveis – 27,3% das compras on-line foram realizadas via smartphone ou tablet. ACESSE AQUI o estudo na íntegra.

PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br
Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços)
dirigida a seus associados. © 2018 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
Produção: PROS - People Relations Agency