DIRETORES DA ABECS E EXECUTIVOS da indústria de meios de pagamento debateram a agenda do setor na trilha Meios de Pagamento do Ciab Febraban 2018, que aconteceu de 12 a 14 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

No painel de abertura “Tendências para meios de pagamento”, Fernando Chacon, presidente da Abecs, destacou o crescimento de 14,4% nas transações eletrônicas no primeiro trimestre e falou sobre os três principais objetivos do setor: ampliar a participação dos meios eletrônicos de pagamento no Brasil para cerca de 60% do consumo privado; aumentar a eficiência do sistema, reduzindo o fluxo de papel-moeda e promovendo formalização da economia; e reduzir o custo de crédito. Para atingir tais objetivos, uma importante agenda positiva está em andamento, da qual se destacam o crediário, o estímulo ao uso do débito, a criação de soluções para transferências instantâneas e o fomento do contactless.

Novo crediário, mais débito, P2P e contactless
Segundo Chacon, o novo crediário é uma alternativa eficiente de acesso ao crédito, que se soma a todas as outras que o cartão já disponibiliza. “O produto reduz o prazo de pagamento ao lojista e o custo de financiamento ao consumo. No último trimestre do ano, já teremos um piloto, com implantação em larga escala em 2019”, adiantou.

Quanto à ampliação do uso do débito, João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul e diretor da Abecs, lembrou que valores muito pequenos e muito grandes são fronteiras para o débito. "Com ajustes na dinâmica da indústria, o débito será o caminho mais rápido para que os pagamentos eletrônicos atinjam os esperados 60% de participação no consumo privado", afirmou. As soluções que estão sendo criadas para transferências instantâneas devem ser complementares, na visão de Pedro Coutinho, CEO da Getnet e vice-presidente da Abecs. "Cada uma com seu modelo, elas serão uma oportunidade para bancarizar os 60 milhões de brasileiros que não têm acesso a serviços financeiros", analisou.

Na visão do diretor da Abecs Fernando Teles, country manager da Visa, o pagamento sem contato tem na conveniência um de seus maiores atrativos. “Nos países onde o contactless foi implementado, o crescimento da aceitação de meios eletrônicos de pagamento foi exponencial”, exemplificou.


ALÉM DO PAINEL DE ABERTURA, A TRILHA MEIOS DE PAGAMENTO contou com o painel “Novas soluções e tecnologias para inclusão financeira”, que explorou o papel de diferentes instrumentos no acesso a serviços financeiros. Cidmar Luís Stoffel, diretor-executivo de Produtos e Negócios da Sicredi; Paulo Frossard, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul; e Douglas Eduardo Almeida, gestor de Programas de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, participaram do debate, moderado por Marcio Vieira Recalde, diretor da Abecs e diretor-executivo de Cartões e Meios de Pagamento da Caixa, que disse que “é por meio da inclusão financeira que conseguimos estruturar de forma sustentável a economia do país”.

Jornada dos usuários
Rogério Panca, vice-presidente da Abecs e diretor de Meios de Pagamento do Banco do Brasil, mediou o painel “Desafios e oportunidades com P2P para meios de pagamento”, reforçando que “as oportunidades em transações instantâneas são enormes para o setor de pagamentos, que tanto já conquistou em conveniência e confiabilidade”. A jornada do usuário e a interoperabilidade das soluções foram os principais tópicos do debate, que contou com Daniel Passarelli, superintendente de Inovação da Elo; Guilherme Esquível, diretor de Pagamentos Digitais & Labs da Mastercard; e Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos, Soluções e Inovação da Visa. Para ele, “as soluções P2P em construção preservam o modelo de quatro partes, que tem se mostrado veloz, eficiente e seguro”.

Cybersecurity como ativo
Os desafios do ambiente digital foram abordados no painel “Cybersecurity — Tendências e oportunidades para meios de pagamento”. Para os debatedores Ricardo Yuanaga, diretor de Vendas e Soluções para Comércio da Visa; Renato Ottoni, diretor de Soluções de Segurança para a Divisão Sul LAC da Mastercard; e Lincoln Ando, CEO da IDWall; além do moderador Elder Arruda, gerente de Segurança da Informação da Getnet, identificação do usuário é a palavra do jogo em um cenário em que os dados pessoais viraram um ativo.

O IoT em perspectiva
A trilha foi encerrada com o painel “O futuro do IoT e soluções inovadoras no varejo”, com destaque para a diminuição da fricção, a conexão entre loja física e digital e a economia de assinatura. Mirian Cruz, líder em Desenvolvimento de Negócios para Serviços Financeiros da IBM; Alessandro Gil, Chief Experience Officer da VTEX; Luciano Alakija, diretor de Vendas de Soluções IoT Cloud da Claro Brasil; e Jorge Ribeiro, CEO da Gertec, debateram o tema, com moderação de Eduardo Falcão, de Produtos Digitais – Arquitetura e Soluções da Gertec.

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