A AGENDA POSITIVA NA QUAL O SETOR DE MEIOS DE PAGAMENTOS vem trabalhando encontra suporte em grupos de trabalho (GTs) em andamento na Abecs. Como porta-voz dos esforços dessa indústria, a Associação está desenvolvendo uma alternativa de financiamento (no GT Crediário), criando uma solução de pagamento de pessoa a pessoa (no GT P2P), fomentando a tecnologia contactless (no GT NFC) e, de forma disseminada em GTs e comitês, trabalhando na ampliação do uso do cartão de débito.

A partir dessas quatro frentes, o setor conseguirá ampliar a participação dos pagamentos eletrônicos no consumo privado,
tornar o sistema ainda mais eficiente e reduzir o custo do crédito.


GT CREDIÁRIO
O crediário amplia as condições de pagamento ao cliente e encurta o prazo de pagamento ao lojista, mas, para isso, é necessário padronizar a jornada nesse tipo de transação. Quanto mais uniforme for o passo a passo da operação, independentemente dos agentes envolvidos, maior seu potencial de sucesso no mercado. "O novo crediário será mais uma alternativa para o varejista vender a prazo. O GT reuniu representantes de todos os participantes da indústria e construiu uma experiência simples e homogênea no momento da compra, que facilitará a adesão pelo varejo e pelos consumidores", conta Rodrigo Carneiro, Diretor de Produtos da Rede e coordenador do GT.

GT NFC
Alavancar o pagamento por aproximação é o objetivo deste GT, já em fase final de trabalho. Após meses mapeando as iniciativas de pagamento sem contato no mercado, o grupo definiu diretrizes para padronizar: o fluxo de aceitação da transação contactless, no POS e no TEF; parâmetros como o valor máximo sem autenticação do portador; e a comunicação e sinalização no terminal de captura e no ponto de venda. “As diretrizes já foram validadas pela diretoria da Abecs e a expectativa é de termos uma atualização do parque de equipamentos instalados até dezembro”, esclarece Guilherme Esquivel, coordenador do GT e VP de Digital Payments & Labs da Mastercard, que conta que a nomenclatura de mercado definida foi “Pagamento por aproximação” e o termo de campanha, “Aproxime e pague”.

GT P2P
As transferências de valores de pessoa a pessoa tendem a reduzir ainda mais a circulação de papel-moeda – anseio compartilhado entre o órgão regulador e o setor de meios de pagamento. Para que a solução P2P vire realidade, o GT vem trabalhando em uma plataforma segura, interoperável e amigável à experiência do usuário, “sempre orientados pelos princípios do Banco Central, de que seja uma solução confiável, instantânea e inclusiva”, ressalta Percival Jatobá, VP de Produtos, Soluções e Inovação da Visa, além de coordenador do GT.

“No momento, uma revolução silenciosa está em curso, com muitos documentos e especificações sendo gerados. É um trabalho que ainda não aparece para o público, mas que, em breve, nos possibilitará levar ao mercado uma solução que preserve o modelo de quatro partes”, completa Jatobá.


PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) dirigida a seus
associados. © 2018 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode ser publicado, transmitido,
reescrito ou redistribuído sem autorização prévia. Produção: PROS - People Relations Agency