FERNANDO CHACON, PRESIDENTE DA ABECS, APRESENTOU ontem para jornalistas
os resultados do mercado de cartões no primeiro semestre do ano. No período, R$ 720 bilhões
foram transacionados em meios eletrônicos de pagamento (13,6% a mais que no primeiro
semestre de 2017), e a participação desses instrumentos no consumo das famílias ficou em
34%. Por modalidade, o valor transacionado foi:
Foram 8,8 bilhões de transações realizadas no semestre (15% a mais na comparação anual), sendo 4,4 bilhões com cartão de crédito, 4,3 bilhões com o de débito e 69,6 milhões de transações com o cartão pré-pago.

Além dos dados de mercado, Chacon falou sobre a redução de 32% na taxa de juros do rotativo regular desde março de 2017, quando entrou em vigor a limitação do uso do rotativo a 30 dias, e sobre a inadimplência, que se mantém em baixa, com 6,2% em junho de 2018.

Para traçar um panorama do setor de meios de pagamento, Chacon falou, ainda, sobre algumas das atuais frentes de atuação da Abecs – como o novo crediário, as transferências instantâneas, o pagamento por aproximação e os estudos e propostas para melhoria da fatura do cartão – e mostrou alguns dos efeitos positivos da pulverização do setor e da competição, que está cada vez maior.

Clique aqui para conferir o balanço na íntegra.
EM 20 DE SETEMBRO, O ESCRITÓRIO PINHEIRO NETO, EM SÃO PAULO, RECEBEU representantes de associadas Abecs para uma conversa sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Realizado em parceria com a Abecs, o evento LGPD – Impactos e Desafios para a Indústria de Meios de Pagamento debateu os princípios da lei e suas aplicações ao setor.

A diferença entre dados pessoais, anonimizados e sensíveis, a responsabilidade solidária e a importância do fornecimento de informações claras aos clientes sobre seus dados e da eliminação dos mesmos após a prestação do serviço foram alguns dos tópicos abordados.

Os advogados recomendaram, ainda, que as empresas de meios de pagamento considerem a LGPD como uma diretriz do negócio como um todo, que invistam em segurança e tecnologia, que elaborem regras de boas práticas e governança e, principalmente, que o setor estabeleça uma padronização mínima de operação e conscientização quanto à lei.

Fique atento aos canais de comunicação da Abecs para mais informações sobre a LGPD.

PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) dirigida a seus
associados. © 2018 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode ser publicado, transmitido,
reescrito ou redistribuído sem autorização prévia. Produção: PROS - People Relations Agency