Para esclarecer o funcionamento do setor de meios eletrônicos de pagamento a players de outros mercados, a Abecs desenvolveu a cartilha Mercado de Meios de Pagamento – Guia Prático. O material traz uma visão completa da estrutura de funcionamento desse setor, esclarecendo o papel de portadores, lojistas e de cada entidade (emissor, credenciador, bandeira e facilitador de pagamento).

A cartilha explica, ainda, as principais particularidades do segmento, como o fluxo da transação e da liquidação, o processo de contestação de compra (ou chargeback); esclarece o que são as taxas de desconto e de intercâmbio; e lista as principais normativas do Banco Central.

O material foi produzido em versão impressa e digital, e pode ser acessado aqui.
O Programa de Compliance da Abecs se baseia em dois documentos: o Manual de Compliance (uma orientação de medidas a serem adotadas e evitadas) e a Política de Integridade (que formaliza a observância da legislação).

É importante que todos os associados conheçam esses documentos. A Abecs recomenda sua leitura. A Gerência Jurídica, de Autorregulação e Compliance se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Clique aqui e acesse.
O curso Mercado de Cartões: Introdução, Fundamentos e Aplicações, elaborado pela Abecs, terá nova edição em outubro, com princípios e modelos de negócio desse mercado, além do ambiente regulatório e das tendências em tecnologia e comportamento, no Brasil e no mundo.

As aulas são destinadas a todos os interessados no mercado de cartões e acontecem das 9h às 18h, de 24 a 26 de outubro, na alameda Santos, 1.293, em São Paulo

Associados Abecs têm desconto no valor da matrícula. VAGAS LIMITADAS, garanta a sua.

PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) dirigida a seus
associados. © 2018 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode ser publicado, transmitido,
reescrito ou redistribuído sem autorização prévia. Produção: PROS - People Relations Agency