NA SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO, FERNANDO CHACON, presidente da Abecs, esteve em Brasília para assinar a renovação do acordo de cooperação técnica firmado entre a Abecs e o Banco Central. O acordo - assinado também pelo diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Maurício Costa de Moura - prevê ações conjuntas nas áreas de educação financeira, inclusão financeira e proteção aos usuários de produtos e serviçoes financeiros.

O primeiro acordo entre as duas entidades foi assinado em outubro de 2017 e já apresenta frutos. Dois deles são a campanha on-line "Se passar o cartão, não passe dos limites", sobre uso consciente do cartão, e o apoio do BC a nove videoaulas da Abecs, disponíveis no canal abecs dicas no YouTube. Em pouco mais de um ano, essas videoaulas somaram 75 milhões de views.

Uma das ações prevista na renovação do acordo é uma campanha em vídeo sobre a prática de diferenciação de preço, idealizada pela Abecs e apoiada pelo BC. Seu objetivo é conscientizar o consumidor quanto à possibilidade de conseguir descontos no valor das compras dependendo do prazo e do instrumento de pagamento usado.

Fique de olho na newsletter Panorama Abecs para acompanhar o lançamento da campanha.
O Momento Compliance
desta edição aborda a formação
de cartel, considerada pelas
autoridades de defesa da
concorrência o ilícito antitruste
mais grave. Um dos focos
do Programa de Compliance
da Abecs é informar como
ela se caracteriza, para que
os associados não incorram
em tal prática. O que pode
caracterizá-la são acordos entre
concorrentes para reduzir ou
eliminar a concorrência entre
eles, por meio de:
fixação de preços ou
condições de venda/compra;
divisão de áreas de atuação
ou clientes entre si;
estabelecimento de quotas
ou restrição de níveis de
oferta; ou

adoção de comportamentos
pré-combinados em
procedimentos licitatórios
públicos ou privados.

A literatura antitruste indica
que, no âmbito das associações,
os acordos podem envolver a
participação de dois ou mais
concorrentes em reuniões, com
a cumplicidade ou não da própria
associação. As combinações
realizadas entre os concorrentes
podem ser realizadas por escrito
(por meio de atas de reuniões
e anotações em agenda dos
participantes) ou de forma
meramente verbal.

Ainda que as associações
desempenhem um relevante
papel, houve casos em que
extrapolaram suas funções
e influenciaram a formação
de cartéis. Em outro, uma
associação serviu, ainda que
de forma involuntária, como
fórum para que concorrentes
estabelecessem acordos ilícitos
e trocassem informações
comercialmente sensíveis
entre si

Para saber mais sobre o
Programa de Compliance
da Abecs, clique aqui.
BLACK FRIDAY 2018 DEVE
FATURAR 15% MAIS QUE
NO ANO PASSADO


A BLACK FRIDAY, PRINCIPAL DATA DO e-commerce brasileiro, deve crescer 15% este ano, aponta a estimativa Ebit|Nielsen. Segundo a pesquisa, o faturamento do comércio eletrônico deve chegar a R$ 2,43 bilhões na data, com 4 milhões de pedidos (alta de 6,4%) e tíquete médio de R$ 607,5 (alta de 8%).

Com a credibilidade que vem alcançando ao longo dos anos, a Black Friday é utilizada por 69% dos estrevistados para compras de uso próprio - e, por isso, não representa perigo para as compras de Natal. Os eletrônicos, eletrodomésticos e smartphones seguem na lista dos itens mais desejados na data, que este ano acontecerá em 23 de novembro.
A ABECS E A ERNST&YOUNG
realizam, em São Paulo, o workshop Circular nº 3.909: segurança cibernética e gestão de serviços de terceiros. O evento discutirá os principais pontos da regulamentação, que dispõe sobre a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem.

O workshop acontece em 29 de novembro, das 9h às 11h, no escritório EY JK (av. Chedid Jafet, 75, 10º andar, Torre Norte).

Confirme sua presença até 26 de novembro escrevendo para rayssa.bernardino@br.ey.com.

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