O 9º FÓRUM CARDMONITOR, IMPORTANTE EVENTO sobre meios eletrônicos de pagamento, reuniu executivos do setor no último dia 7, em São Paulo. Realizado com apoio da Abecs, o encontro debateu, em quatro painéis, as perspectivas do segmento frente ao governo eleito, as tecnologias e inovações que estão dando novas feições aos pagamentos, o mercado de credenciamento e as mudanças trazidas pelas fintechs.

DESAFIOS E DIÁLOGO CONSTANTE
No primeiro painel do dia, Fernando Chacon, presidente da Abecs, falou sobre o crescimento de 14,7% do setor de meios de pagamento no terceiro trimestre, além de temas marcantes no ano: os pagamentos instantâneos, o crediário e o Sistema de Controle de Garantias.

Chacon, que dividiu palco com Eduardo Giannetti da Fonseca, economista, José Galló, presidente das Lojas Renner, e Marcelo Annarumma, presidente da IDEMIA América Latina, também destacou o diálogo constante entre o órgão regulador e o setor de pagamentos, tendo a Abecs como principal porta-voz. Um exemplo é a campanha da Abecs sobre a prática de diferenciação de preços, que conta com apoio do Banco Central.

“Para 2019, os desafios não são poucos, mas os principais players estão comprometidos com a agenda do setor, participando ativamente de comitês de discussão na Abecs e mantendo proximidade com as pautas do regulador. Só dessa forma, a indústria atingirá seu objetivo de chegar aos 60% de participação no consumo da família brasileira”, declarou Chacon.

Além da presença dos diretores da Abecs Eduardo Chedid, presidente da Elo, Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil, e João Pedro Paro, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, merece destaque a participação no evento de Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central, e de Reinaldo Le Grazie, diretor de Política Monetária do Banco Central.

Para José Antonio de Carvalho (o JACC), sócio-fundador da CardMonitor, o comprometimento do setor se reflete no próprio fórum. “Tentamos, a cada edição, trazer uma novidade. Este ano, tivemos a participação do órgão regulador e o painel A revolução provocada pelas Fintechs, que deu visibilidade a este grupo de entidades importantes para o avanço dos meios eletrônicos de pagamento”, contou.

A NOVA CAMPANHA DA ABECS SOBRE DIFERENCIAÇÃO DE PREÇO, lançada há duas semanas, já atingiu mais de 6 milhões de visualizações. No vídeo, a personagem Mary Help (representada pelo humorista Marco Luque) conta como conseguiu comprar seu sofá novo. Ela perguntou ao vendedor se teria desconto se pagasse pelo produto em dinheiro, cheque ou cartão, e se o valor seria alterado pagando à vista ou parcelado.

De forma bem-humorada, o vídeo tem apoio do Banco Central e estimula os consumidores a consultarem as possíveis diferenciações de preço de acordo com o prazo e o instrumento de pagamento utilizado. Veja o novo vídeo e todas as videoaulas de educação financeira da Abecs no canal abecsdicas no YouTube.

PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços)
dirigida a seus associados. © 2018 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
Produção: PROS - People Relations Agency