PEDRO COUTINHO, CEO DA GETNET, SERÁ O NOVO DIRETOR-PRESIDENTE
da Abecs para o biênio 2019-2021, em substituição a Fernando Chacon, CMO do Itaú Unibanco. O executivo e todos os membros da nova diretoria foram eleitos em assembleia geral realizada nesta quarta-feira, 13/3, na sede da Associação, e assumirão ainda em março

Vice-presidente da Abecs na gestão anterior, Coutinho tem mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro. Antes de assumir a Getnet, foi vice-presidente executivo do Santander, onde respondia pelas áreas de negócios, rede comercial, governos e instituições. Também atuou como vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios do banco, responsável pela aquisição da Getnet.

Veja abaixo a composição da nova diretoria da Abecs:
Presidente
Pedro Coutinho (Getnet)

Vice-presidentes
João Pedro Paro (Mastercard)
Marcelo Kopel (Itaú-Unibanco)
Rogério Panca (Banco do Brasil)
Vinicius Favarão (Bradesco)
Diretores
Eduardo Chedid (Elo)
Fernando Teles (Visa)
Júlio Cesar Volpp Sierra (Caixa)
Leonel Andrade (Smiles)
Manoela Varanda (Hipercard)
Marcos Antonio Vaz Magalhães (Rede)
Maria Judith de Brito (PagSeguro)
Paulo Rogério Caffarelli (Cielo)
Rodrigo Cury (Santander)
A PARTIR DE MARÇO, DOIS NOVOS NORMATIVOS
passam a fazer parte do sistema de autorregulação da Abecs, abordando os temas de pagamentos por aproximação e acessibilidade.

Em seu Normativo nº 19, a Abecs determina que o pagamento por aproximação deve estar disponível em todas as máquinas de pagamento, em prazo condizente com as possibilidades de cada credenciadora. Além disso, dispõe sobre o fluxo dos pagamentos por aproximação em POS e pinpads, sobre o valor máximo para que essas transações sejam feitas sem senha (R$ 50) e sobre a terminologia a ser usada no comércio para identificar a funcionalidade (“aproxime e pague”). Assim, o documento define requisitos mínimos da indústria com vistas a fomentar a adoção e aceitação dessa tecnologia pelo comércio brasileiro, proporcionando melhor experiência de uso para o consumidor.

No Normativo nº 20, publicado hoje, a Associação determina que as empresas associadas devem fornecer gratuitamente o serviço de confirmação de transações via SMS ou outra plataforma tecnológica que possa ser transformada em áudio para clientes que possuem deficiência visual. Com essa medida, a Abecs pretende assegurar ainda mais o acesso seguro de deficientes visuais às transações eletrônicas de pagamento.
A 13ª EDIÇÃO DO CMEP (Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento) está se aproximando. O evento acontece em 26 e 27 de março, no Teatro Santander, com palestras sobre o mercado de adquirência, inovação e regulação, além de assuntos bastante atuais do setor, como open banking e pagamentos instantâneos. Além de executivos do mercado de meios de pagamento, participarão das mesas debatedoras consultores, varejistas e representantes do Banco Central.

Associadas da Abecs têm desconto no valor da inscrição. Clique aqui e garanta já sua vaga.

PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) dirigida a seus
associados. © 2019 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode ser publicado, transmitido,
reescrito ou redistribuído sem autorização prévia. Produção: PROS - Criando People Relations