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13º CMEP FALA DE INOVAÇÃO E
OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
DO MERCADO
O 13º CMEP – CONGRESSO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO aconteceu na última
semana, com público recorde de cerca de 3 mil pessoas, que estiveram no auditório do Teatro
Santander, em São Paulo, para as 11 sessões de debate sobre o contexto e as diretrizes do
mercado de pagamentos eletrônicos.
A abertura do Congresso foi marcada pela mudança de presidência da Abecs, conduzida pelo
diretor-executivo da Associação, Ricardo de Barros Vieira. Ele trouxe ao palco Fernando
Chacon, CMO do Itaú-Unibanco, que termina agora seu mandato à frente da Associação. Em
seguida, Chacon recebeu uma placa de agradecimento das mãos de Pedro Coutinho, CEO
da Getnet e novo presidente da Abecs para o biênio 2019-2021.
Coutinho conduziu o painel inicial do CMEP, enfatizando a meta do setor de atingir 60% de
penetração no consumo das famílias até 2022. Para tanto, a Abecs deve focar em cinco pilares
nos próximos anos: regulatório, físico e digital, consumidor, inovação e eficiência, e pessoas.
“Queremos apoiar as ações regulatórias que incentivem os meios eletrônicos de pagamento
e gerem eficiência e sustentabilidade em toda a cadeia de pagamento; queremos ter ainda
mais próximo da Abecs todo o tema digital, incentivando o aperfeiçoamento de uma visão de
multicanalidade que gere segurança e eficiência dos serviços. Apoiaremos todas as iniciativas
que garantam ao consumidor e estabelecimentos comerciais o acesso a uma variedade de
serviços acessíveis e de qualidade. A Abecs deve ser, cada vez mais, provedora de informações
sobre novas tecnologias que apoiem a indústria em sua melhoria contínua. E, por último, não
dá para fazer todo esse trabalho se não ajudarmos a comunidade a melhorar os processos do
setor”, esclareceu ele.
O presidente apresentou, ainda, os números consolidados da indústria de meios eletrônicos de
pagamento em 2018, ano em que os brasileiros realizaram R$ 1,55 trilhão em compras com
cartões (14,5% a mais que em 2017). No crédito, R$ 965,5 bilhões foram transacionados (alta
de 14,6%) e, no débito, R$ 578,1 bilhões, com crescimento de 13,8%.
O MERCADO DE ADQUIRÊNCIA
O PRIMEIRO BLOCO DE DEBATES foi dedicado à adquirência. Em Panorama da
adquirência e dos meios eletrônicos no Brasil e no exterior, o novo varejo e o pagamento
digital seguro e sem fricção foram os temas em destaque. O moderador do painel Paulo
Caffarelli, presidente da Cielo, destacou a formalização econômica e o estímulo ao
empreendedorismo gerados pela penetração dos cartões, enquanto Chirag Patel, EVP global
head of payments do Santander, falou sobre a expansão das plataformas globais, do comércio
internacional e do financiamento online. Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS&Gouvêa
de Souza, apresentou o papel dos pagamentos eletrônicos no novo panorama do varejo, que
opera em todos os canais ao mesmo tempo. Para Leonardo Framil, CEO da Accenture Brasil
e América Latina, a adaptação a novos modelos de negócio é condição fundamental para que
as empresas continuem gerando valor aos clientes, inclusive no mercado de adquirência.
A sessão Adquirência sob a ótica do regulador, do varejo, dos consumidores e da tecnologia,
moderada por Pedro Coutinho, teve participação de André de Stefani, gerente de
marketing na Petróleo Ipiranga, que contou como sua instituição extrapolou o uso tradicional
do POS, transformando o terminal em instrumento de relacionamento com o consumidor e
o frentista. Rogério Lucca, chefe de gabinete do diretor de política monetária do Bacen,
lembrou o interesse do regulador de criar um ambiente concorrencial saudável, fomentando
a competitividade. Já o consultor de Direito do Consumidor Ricardo Morishita trouxe ao
debate a ótica do cliente, ressaltando a importância do sistema de autorregulação da Abecs
na construção de uma relação de confiança entre o consumidor e as empresas de meios
eletrônicos de pagamento. Fechando o painel, Fernando Teles, country manager da Visa do
Brasil, destacou o papel da adquirência no aumento da penetração dos cartões e no acesso a
dados que facilitam o relacionamento com o consumidor.
TENDÊNCIAS DO MERCADO
NO PAINEL PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS, Percival Jatobá, vice-presidente de
Produtos, Soluções e Inovação da Visa do Brasil, exibiu a solução criada pelo setor para
transacionar valores de pessoa a pessoa e ressaltou que, nesse assunto, a experiência do
consumidor é mais decisiva que a tecnologia.
Na apresentação seguinte, Iain Young, vice-presidente sênior e enterprise security solutions
da Mastercard, falou sobre Experiência do usuário e autenticação. O aumento da conversão
no comércio online foi o tema principal da fala, que explicou como o protocolo 3DS 2.0 agrega
segurança a uma transação sem fricção.
O open banking fechou o primeiro dia de evento. Ana Carla Abrão Costa, head da Oliver
Wynan Brasil, fez sua apresentação sobre o conceito, fundado no cidadão como dono de suas
informações bancárias e de suas transações financeiras.
Na sessão Open banking, experiência do usuário e autenticação, juntaram-se a Ana Carla os
executivos Felipe Maffei, diretor de produtos da Elo; João André Calvino Pereira, chefe
do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Bacen; e Thiago Charnet, diretor
de Arquitetura de Tecnologia do Itaú-Unibanco. O debate foi moderado por João Pedro Paro
Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul. Os debatedores enalteceram os aspectos
positivos do open banking, que devem trazer agilidade às instituições financeiras e tornar suas
APIs um canal de contato a mais com os clientes, que, por sua vez, serão melhor atendidos.
INOVAÇÃO E FUTURO DO SETOR
VINÍCIUS URIAS FAVARÃO, DIRETOR DA BRADESCO CARTÕES, abriu o segundo
dia de CMEP com a sessão As transformações do cenário competitivo do setor de meios
eletrônicos de pagamento. Segundo ele, os últimos anos foram de construção de um ambiente
cada vez mais competitivo, que tem acarretado em inclusão financeira, formalização da
economia, fomento ao consumo e conveniência ao consumidor.
Na sessão Inovação e futuro do setor, Paulo Frossard, vice-presidente de desenvolvimento
de negócios da Mastercard Brasil, constatou que o varejo físico e o digital já se convergem
em uma única solução. Danilo Caffaro, VP executivo de Produtos, Negócios, Inovação e
Marketing da Cielo, e Rogério Panca, diretor de Meios de Pagamento do Banco do Brasil,
também participaram do debate, moderado por Percival Jatobá. Alguns dos tópicos em
destaque foram o desafio de transformar a experiência de compra e a de pagamento em uma
única vivência e a expectativa de que os pagamentos instantâneos estimulem a substituição
do papel-moeda, principalmente para quem ainda não usa nem débito nem crédito.
Fechando o bloco, o painel Cyber security, com Fernando Pantaleão, VP & head of
Merchant Sales and Solutions da Visa do Brasil, exaltou os avanços em redução de fraude
no mercado de meios eletrônicos de pagamento nos últimos anos.
CREDIÁRIO NO CARTÃO
Uma coletiva de imprensa foi dedicada ao tema do crediário no cartão. Depois de um intenso
trabalho de padronização da jornada de simulação e contratação, liderado pela Abecs, o
produto está disponível para os principais emissores, bandeiras e credenciadoras. Trata-se de
uma opção a mais de parcelamento no cartão, feito diretamente pelo emissor. Além de reduzir
o prazo de liquidação ao lojista em até cinco dias, aumenta seu potencial de vendas. Durante
a coletiva, os vídeos feitos pela Abecs para explicar a consumidores e lojistas como funciona
o crediário também foram exibidos.
AGENDA ABECS
RODRIGO CURY, DIRETOR DE CARTÕES DO SANTANDER BRASIL, mediou a última
sessão debatedora do 13º CMEP, Agenda Abecs – desafios e oportunidades do setor. Ele
delineou, como uma das diretrizes do mercado de meios eletrônicos de pagamento, a
coexistência dos instrumentos físicos e digitais e as decisões centradas no consumidor.
Eduardo Abreu, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Visa do Brasil,
trouxe ao palco o projeto de aceitação de cartões por aproximação no transporte público.
Eduardo Chedid, CEO da Elo, deu uma visão de negócios da autenticação de compras online
via 3DS 2.0, que deve estar no mercado no segundo semestre deste ano. O protocolo de
segurança permite a comunicação entre consumidor, estabelecimento comercial e emissor
de forma muito mais completa. Marcelo Kopel, diretor-executivo para Cartões e Loyalty
do Itaú-Unibanco, e Rodrigo Carneiro, diretor de Produtos da Rede, destacaram algumas
transformações em curso na indústria de pagamentos eletrônicos no momento, como a Lei
Geral de Proteção de Dados, o uso cada vez maior de inteligência artificial e o lançamento do
crediário no cartão.
Encerrando o 13º CMEP, Pedro Coutinho reforçou os pontos de atenção que devem ajudar
o setor a seguir crescendo para chegar a 2022 com 60% de penetração no consumo das
famílias – além, claro, de convidar o público para o 14º CMEP, que já tem data para acontecer:
24 e 25 de março de 2020.
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