13º CMEP FALA DE INOVAÇÃO E
OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
DO MERCADO


O 13º CMEP – CONGRESSO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO aconteceu na última semana, com público recorde de cerca de 3 mil pessoas, que estiveram no auditório do Teatro Santander, em São Paulo, para as 11 sessões de debate sobre o contexto e as diretrizes do mercado de pagamentos eletrônicos.

A abertura do Congresso foi marcada pela mudança de presidência da Abecs, conduzida pelo diretor-executivo da Associação, Ricardo de Barros Vieira. Ele trouxe ao palco Fernando Chacon, CMO do Itaú-Unibanco, que termina agora seu mandato à frente da Associação. Em seguida, Chacon recebeu uma placa de agradecimento das mãos de Pedro Coutinho, CEO da Getnet e novo presidente da Abecs para o biênio 2019-2021.

Coutinho conduziu o painel inicial do CMEP, enfatizando a meta do setor de atingir 60% de penetração no consumo das famílias até 2022. Para tanto, a Abecs deve focar em cinco pilares nos próximos anos: regulatório, físico e digital, consumidor, inovação e eficiência, e pessoas. “Queremos apoiar as ações regulatórias que incentivem os meios eletrônicos de pagamento e gerem eficiência e sustentabilidade em toda a cadeia de pagamento; queremos ter ainda mais próximo da Abecs todo o tema digital, incentivando o aperfeiçoamento de uma visão de multicanalidade que gere segurança e eficiência dos serviços. Apoiaremos todas as iniciativas que garantam ao consumidor e estabelecimentos comerciais o acesso a uma variedade de serviços acessíveis e de qualidade. A Abecs deve ser, cada vez mais, provedora de informações sobre novas tecnologias que apoiem a indústria em sua melhoria contínua. E, por último, não dá para fazer todo esse trabalho se não ajudarmos a comunidade a melhorar os processos do setor”, esclareceu ele.

O presidente apresentou, ainda, os números consolidados da indústria de meios eletrônicos de pagamento em 2018, ano em que os brasileiros realizaram R$ 1,55 trilhão em compras com cartões (14,5% a mais que em 2017). No crédito, R$ 965,5 bilhões foram transacionados (alta de 14,6%) e, no débito, R$ 578,1 bilhões, com crescimento de 13,8%.


O MERCADO DE ADQUIRÊNCIA


O PRIMEIRO BLOCO DE DEBATES foi dedicado à adquirência. Em Panorama da adquirência e dos meios eletrônicos no Brasil e no exterior, o novo varejo e o pagamento digital seguro e sem fricção foram os temas em destaque. O moderador do painel Paulo Caffarelli, presidente da Cielo, destacou a formalização econômica e o estímulo ao empreendedorismo gerados pela penetração dos cartões, enquanto Chirag Patel, EVP global head of payments do Santander, falou sobre a expansão das plataformas globais, do comércio internacional e do financiamento online. Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS&Gouvêa de Souza, apresentou o papel dos pagamentos eletrônicos no novo panorama do varejo, que opera em todos os canais ao mesmo tempo. Para Leonardo Framil, CEO da Accenture Brasil e América Latina, a adaptação a novos modelos de negócio é condição fundamental para que as empresas continuem gerando valor aos clientes, inclusive no mercado de adquirência.

A sessão Adquirência sob a ótica do regulador, do varejo, dos consumidores e da tecnologia, moderada por Pedro Coutinho, teve participação de André de Stefani, gerente de marketing na Petróleo Ipiranga, que contou como sua instituição extrapolou o uso tradicional do POS, transformando o terminal em instrumento de relacionamento com o consumidor e o frentista. Rogério Lucca, chefe de gabinete do diretor de política monetária do Bacen, lembrou o interesse do regulador de criar um ambiente concorrencial saudável, fomentando a competitividade. Já o consultor de Direito do Consumidor Ricardo Morishita trouxe ao debate a ótica do cliente, ressaltando a importância do sistema de autorregulação da Abecs na construção de uma relação de confiança entre o consumidor e as empresas de meios eletrônicos de pagamento. Fechando o painel, Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil, destacou o papel da adquirência no aumento da penetração dos cartões e no acesso a dados que facilitam o relacionamento com o consumidor.


TENDÊNCIAS DO MERCADO

NO PAINEL PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS, Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos, Soluções e Inovação da Visa do Brasil, exibiu a solução criada pelo setor para transacionar valores de pessoa a pessoa e ressaltou que, nesse assunto, a experiência do consumidor é mais decisiva que a tecnologia.

Na apresentação seguinte, Iain Young, vice-presidente sênior e enterprise security solutions da Mastercard, falou sobre Experiência do usuário e autenticação. O aumento da conversão no comércio online foi o tema principal da fala, que explicou como o protocolo 3DS 2.0 agrega segurança a uma transação sem fricção.

O open banking fechou o primeiro dia de evento. Ana Carla Abrão Costa, head da Oliver Wynan Brasil, fez sua apresentação sobre o conceito, fundado no cidadão como dono de suas informações bancárias e de suas transações financeiras.

Na sessão Open banking, experiência do usuário e autenticação, juntaram-se a Ana Carla os executivos Felipe Maffei, diretor de produtos da Elo; João André Calvino Pereira, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Bacen; e Thiago Charnet, diretor de Arquitetura de Tecnologia do Itaú-Unibanco. O debate foi moderado por João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul. Os debatedores enalteceram os aspectos positivos do open banking, que devem trazer agilidade às instituições financeiras e tornar suas APIs um canal de contato a mais com os clientes, que, por sua vez, serão melhor atendidos.


INOVAÇÃO E FUTURO DO SETOR

VINÍCIUS URIAS FAVARÃO, DIRETOR DA BRADESCO CARTÕES, abriu o segundo dia de CMEP com a sessão As transformações do cenário competitivo do setor de meios eletrônicos de pagamento. Segundo ele, os últimos anos foram de construção de um ambiente cada vez mais competitivo, que tem acarretado em inclusão financeira, formalização da economia, fomento ao consumo e conveniência ao consumidor.

Na sessão Inovação e futuro do setor, Paulo Frossard, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard Brasil, constatou que o varejo físico e o digital já se convergem em uma única solução. Danilo Caffaro, VP executivo de Produtos, Negócios, Inovação e Marketing da Cielo, e Rogério Panca, diretor de Meios de Pagamento do Banco do Brasil, também participaram do debate, moderado por Percival Jatobá. Alguns dos tópicos em destaque foram o desafio de transformar a experiência de compra e a de pagamento em uma única vivência e a expectativa de que os pagamentos instantâneos estimulem a substituição do papel-moeda, principalmente para quem ainda não usa nem débito nem crédito.

Fechando o bloco, o painel Cyber security, com Fernando Pantaleão, VP & head of Merchant Sales and Solutions da Visa do Brasil, exaltou os avanços em redução de fraude no mercado de meios eletrônicos de pagamento nos últimos anos.


CREDIÁRIO NO CARTÃO

Uma coletiva de imprensa foi dedicada ao tema do crediário no cartão. Depois de um intenso trabalho de padronização da jornada de simulação e contratação, liderado pela Abecs, o produto está disponível para os principais emissores, bandeiras e credenciadoras. Trata-se de uma opção a mais de parcelamento no cartão, feito diretamente pelo emissor. Além de reduzir o prazo de liquidação ao lojista em até cinco dias, aumenta seu potencial de vendas. Durante a coletiva, os vídeos feitos pela Abecs para explicar a consumidores e lojistas como funciona o crediário também foram exibidos.

AGENDA ABECS

RODRIGO CURY, DIRETOR DE CARTÕES DO SANTANDER BRASIL, mediou a última sessão debatedora do 13º CMEP, Agenda Abecs – desafios e oportunidades do setor. Ele delineou, como uma das diretrizes do mercado de meios eletrônicos de pagamento, a coexistência dos instrumentos físicos e digitais e as decisões centradas no consumidor. Eduardo Abreu, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Visa do Brasil, trouxe ao palco o projeto de aceitação de cartões por aproximação no transporte público. Eduardo Chedid, CEO da Elo, deu uma visão de negócios da autenticação de compras online via 3DS 2.0, que deve estar no mercado no segundo semestre deste ano. O protocolo de segurança permite a comunicação entre consumidor, estabelecimento comercial e emissor de forma muito mais completa. Marcelo Kopel, diretor-executivo para Cartões e Loyalty do Itaú-Unibanco, e Rodrigo Carneiro, diretor de Produtos da Rede, destacaram algumas transformações em curso na indústria de pagamentos eletrônicos no momento, como a Lei Geral de Proteção de Dados, o uso cada vez maior de inteligência artificial e o lançamento do crediário no cartão.

Encerrando o 13º CMEP, Pedro Coutinho reforçou os pontos de atenção que devem ajudar o setor a seguir crescendo para chegar a 2022 com 60% de penetração no consumo das famílias – além, claro, de convidar o público para o 14º CMEP, que já tem data para acontecer: 24 e 25 de março de 2020.

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