CHEGOU A HORA DE VALORIZAR AS MELHORES INICIATIVAS para o crescimento dos meios eletrônicos de pagamento. O 5º Prêmio Abecs de Melhores Práticas está com as inscrições abertas (clique aqui) para projetos de empresas associadas nas categorias Novos Produtos e Serviços, Segurança e Prevenção à Fraude, Atendimento ao Consumidor (Pessoa Física), Atendimento ao Cliente (Pessoa Jurídica) e Inclusão e Acessibilidade.

Não deixe de participar: basta preencher e enviar o formulário de inscrição com as informações sobre o projeto (até cinco por associado) até 31 de julho. Cada iniciativa deverá ser apresentada na primeira fase a uma comissão de avaliadores, e os dois projetos com maior pontuação em cada categoria serão selecionados. Os finalistas serão julgados por uma nova banca, que escolherá os projetos vencedores do 5º Prêmio Abecs em cada categoria, anunciados em evento comemorativo da Abecs. Além de divulgar as iniciativas durante um ano, a Abecs entrega aos vencedores o troféu e o certificado de reconhecimento do Prêmio Abecs de Melhores Práticas.

Nesta edição, as categorias foram redesenhadas para valorizar projetos que melhorem de fato a experiência do lojista e do consumidor. Clique aqui para acessar o regulamento do Prêmio e conhecer todas as informações necessárias para participar.
O CRÉDITO DESTINADO À PESSOA FÍSICA
em recursos livres atingiu R$ 984 bilhões em abril. Desse total, os cartões de crédito tiveram participação de 23,3%, segundo análise de crédito do Banco Central (BC). O saldo dos cartões foi de R$ 230 bilhões, cifra 15,5% maior do que em abril do ano passado. As operações sem juros no cartão alcançaram R$ 170,3 bilhões no mês, o que representa um incremento de 15,9% em relação ao mesmo período de 2018. O valor equivale a 73,9% de todo o volume de cartão de crédito, o que reflete o crescimento do número de consumidores que utilizam o cartão como forma de pagamento sem o pagamento de juros (as operações com juros totalizaram R$ 59,7 bilhões no período). Segundo o BC, a taxa de juros do crédito livre a pessoas físicas caiu 0,2 p.p. no mês (3 p.p. em 12 meses), para 53,6% ao ano, com reduções no cartão rotativo regular (-3,4 p.p.), cartão parcelado (-7,7 p.p.) e consignado (-0,3 p.p.).
O NOVO NORMATIVO 21
passa a fazer parte do sistema de autorregulação da Abecs. Por meio dele, a Associação determina a equalização das mensagens enviadas aos consumidores (exibidas nos terminais POS, pinpads ou e-commerce) quando suas transações são negadas em estabelecimentos comerciais (operações física e on-line).

Segundo o normativo publicado, cujas regras passam a valer a partir de 15 de julho de 2020, os emissores, credenciadores e bandeiras associados à Abecs deverão fazer os ajustes necessários para que, no envio da informação de que a transação não foi aceita, sejam usados os códigos de motivo equalizados pelo normativo entre todos. Dessa maneira, o normativo cumpre com o seu objetivo de “melhorar a experiência final do consumidor trazendo mais clareza no momento em que sua transação é negada”.

Acesse o Normativo 21 na íntegra no site da Abecs
(clique aqui).

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