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Na última quarta-feira, o presidente da Abecs, Pedro Coutinho, anunciou em coletiva
de imprensa os resultados do setor de meios eletrônicos de pagamento do primeiro
semestre de 2019. De acordo com os dados da Associação, o crescimento do setor foi de
18% em relação aos seis primeiros meses de 2018, transacionando R$ 850 bilhões. Os
cartões de crédito registraram R$ 534,4 bilhões (alta de 18,8%), os cartões de débito, R$
308 bilhões (alta de 16%), e os cartões pré-pagos, R$ 7,4 bilhões (alta de 70,4%). Apenas
no segundo trimestre, a alta do setor foi de 19%, maior crescimento em sete anos.
“Estamos vivendo um processo de digitalização dos pagamentos, no qual temos cada vez
mais consumidores de todo o País usando os cartões e outros meios digitais e também
cada vez mais lojas e prestadores de serviços aceitando esse tipo de transação”, afirmou
Coutinho.
Destaque do período foram as compras não presenciais, principalmente via e-commerce,
que já representam 21% do volume movimentado com cartões de crédito. Foram R$ 112,2
bilhões transacionados em canais remotos, com crescimento de 26% em comparação
com o primeiro semestre de 2018.
Os números da Abecs mostram ainda que, nos últimos dez anos, a taxa média cobrada
nas transações com cartões, conhecida como Merchant Discount Rate (MDR), teve uma
redução de quase 25%. Apenas entre o segundo trimestre de 2018 e o mesmo período
de 2019, a taxa saiu de 2,12% para 1,91% – queda de 10%.
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Segundo pesquisa da Abecs realizada pelo
Datafolha, 9 em cada 10 consumidores
pagam o valor integral da fatura. Além
disso, dados do Banco Central mostram
que o índice de inadimplência se mantém
baixo, chegando a 5,8% em junho de
2019, um dos menores patamares da série
histórica e abaixo da taxa de atraso do
crédito pessoal (7,4%).
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Amanhã, dia 30, encerra-se o prazo
para as inscrições do Prêmio Abecs.
Para participar, é muito fácil: basta
preencher e enviar o formulário
de inscrição (clique aqui)
com as informações sobre o seu projeto. Cada
associada da Abecs pode inscrever até
cinco projetos. As categorias do prêmio
são Novos Produtos e Serviços,
Segurança e Prevenção à Fraude,
Atendimento ao Consumidor
(Pessoa Física), Atendimento ao
Cliente (Pessoa Jurídica) e Inclusão
e Acessibilidade.
Participe!
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