A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ESTÁ CHEGANDO NO TRANSPORTE PÚBICO
de São Paulo. A partir de 14 de setembro, os usuários poderão pagar a passagem de ônibus diretamente com seu cartão de débito, crédito, pré-pago, celular ou qualquer outro dispositivo com tecnologia de pagamento por aproximação. O projeto-piloto anunciado pela SPTrans e desenvolvido em parceria com a Mastercard e a Visa funcionará em mais de 200 ônibus, de 13 linhas da cidade, por três meses.

De acordo com a empresa que gerencia os ônibus em São Paulo, o potencial do programa é de contemplar 15 mil ônibus. Além disso, existe a expectativa de expandir o projeto para metrô e trens.

Além do transporte público, o pagamento por aproximação também pode facilitar as transações em pedágios nas rodovias do País. Nesta semana, a Abecs marcou presença na feira BRASVIAS, do 11º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, em Brasília, justamente para apresentar a tecnologia de pagamento por aproximação e mostrar o seu potencial para tornar esse tipo de transação mais ágil, seguro e conveniente ao usuário.

NO INÍCIO DO MÊS, o Banco Central divulgou o estudo de Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil de 2018. O documento apresenta uma série de informações relevantes sobre o uso de cartões, comparando-as com 2017.

Foi possível observar alta de 19% no número de cartões de crédito ativos, ultrapassando os 98 milhões. Os cartões de débito ativos tiveram acréscimo de quase 7%, superando os 115 milhões.

Outro ponto de destaque do relatório foi a redução do volume financeiro de saques de numerário em rede de terminais ATM, que caiu pela primeira vez na série histórica do Banco Central. A queda foi de 2%, de 2017 para 2018, chegando a R$ 1,33 trilhão.

Para acessar o documento na íntegra,
clique aqui
PARA AMPLIAR a divulgação do crediário no cartão neste segundo semestre, a Abecs lançou uma nova campanha. Trata-se de uma videoaula protagonizada pelo professor Pachecão, que explica ao usuário o passo a passo de como fazer o crediário. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

O crediário agora também conta com uma página inteiramente dedicada a responder às principais dúvidas sobre o produto, seu funcionamento e suas vantagens. Para conhecer, acesse aqui.


A ABECS ACABA DE LANÇAR a sua página no LinkedIn, que tem como foco compartilhar informações importantes sobre o setor de meios eletrônicos de pagamento e sobre a Associação, com números oficiais, novidades regulatórias, estudos e pesquisas, divulgações à imprensa, tendências de mercado, campanhas e eventos.

Clique aqui para acessar e seguir a página da Abecs!


PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços)
dirigida a seus associados. © 2018 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
Produção: PROS - People Relations Agency