JÁ ESTÁ NO AR A PÁGINA ME CONTA, NO FACEBOOK, dedicada a disseminar conteúdos e boas práticas sobre educação financeira e o uso consciente dos meios de pagamento.

A iniciativa, desenvolvida pela Abecs ao longo dos últimos meses, tem como objetivo gerar e disponibilizar informações úteis e relevantes ao usuário final, com uma linguagem simples e prática.

A nova plataforma será alimentada constantemente com conteúdos em formato de vídeos, imagens e GIFs, com a premissa de tirar dúvidas das pessoas sobre finanças e incentivar o planejamento e a organização financeira.

Clique aqui para acessar a página Me Conta. Curta e divulgue com a sua rede!


INFORMAÇÃO NA FATURA É TEMA DE NORMATIVO

A POLÍTICA DE AUTORREGULAÇÃO da
Abecs agora conta com uma
norma sobre as informações
mínimas que devem compor a fatura enviada ao consumidor. Com vigência a partir de abril, o Normativo nº22 determina que os emissores associados disponibilizem as informações
na fatura por ordem de
importância: primeiramente e
em destaque, as informações essenciais (valor total a pagar, data de vencimento e limite de uso); depois as alternativas de pagamento (valor total no caso de rotativo ou parcelamento); e, então, o informativo (todas as demais informações).

Leia aqui a íntegra do Normativo nº22.
NESTE MOMENTO COMPLIANCE, abordaremos a troca de informações entre concorrentes. A divulgação de informações sobre o funcionamento de determinado setor econômico apresenta efeitos benéficos à economia, já que contribui para o melhor funcionamento do mercado e o incremento da eficiência alocativa e produtiva. Isso se aplica ao setor de meios eletrônicos de pagamento: ao se tornar públicas informações sobre o volume e a quantidade de transações em um período, por exemplo, permite-se que os agentes desse mercado planejem melhor suas atividades. Da mesma forma, a divulgação de dados sobre a quantidade de reclamações, por exemplo, incentiva que esses agentes adotem melhores práticas operacionais, que contribuem para o desenvolvimento de todo o setor. No entanto, a troca de informações entre concorrentes quanto a aspectos sensíveis de suas atividades comerciais pode ser delicado do ponto de vista concorrencial. Essa prática pode ser ainda mais preocupante caso as informações compartilhadas tenham natureza estratégica. Por essa razão, a Abecs preocupa-se em conferir tratamento adequado e tecnicamente isento às informações obtidas de suas associadas, não divulgando dados segregados bem como evitando para que esse gerenciamento de informações produza qualquer impacto negativo sobre a concorrência. A questão sobre troca de informações entre concorrentes é abordada no Programa de Compliance da Abecs. Clique aqui para conhecer o Programa.
PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços)
dirigida a seus associados. © 2020 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
Produção: PROS - Criando People Relations