ABECS PROMOVE EVENTOS ONLINE SOBRE
OPEN BANKING E REGISTRO DE RECEBÍVEIS


UMA SÉRIE DE WEBINARS PROMOVIDOS PELA ABECS têm debatido temas atuais do mercado de meios eletrônicos de pagamentos.

Em 15 de junho, a primeira live da série foi dedicada ao open banking. O debate aconteceu entre Bruno Balduccini, do Pinheiro Neto Advogados, e Raul Moreira, diretor executivo do Banco Original e diretor da Abecs, falando, respectivamente, sobre regulação e oportunidades de negócio no open banking. A mediação foi feita por Ricardo Vieira, diretor-executivo da Abecs.

Balduccini esclareceu que somente instituições financeiras classificadas como S1 e S2 são obrigadas a aderir ao open banking e explicou que o compartilhamento de informações se dará em dois blocos: o compartilhamento de dados (pessoais e transacionais) e o de serviço, que inclui a criação da figura do iniciador de pagamento.

Moreira, por sua vez, ressaltou a importância da comunicação: como as instituições abordarão o consumidor para que ele entenda as vantagens de compartilhar suas informações e, assim, autorize o compartilhamento?

Em 22 de junho, o webinar sobre registro de recebíveis foi mediado por Pedro Coutinho, CEO da Getnet e presidente da Abecs, e contou com a participação de Fernando Fontes, diretor presidente da Central de Recebíveis; Joaquim Kavakama, superintendente-geral da CIP; e Paulo Caffarelli, CEO da Cielo e diretor da Abecs.

Os executivos destacaram o papel fundamental do registro de recebíveis para um mercado mais competitivo e com menos risco sistêmico. Tornar interoperável o sistema entre registradoras, afirmaram os presentes, foi um grande aprendizado, só possível graças à cooperação entre entidades.

Acerca dessa cooperação, Coutinho comentou: “Olhar para o mercado e unir esforços para aproveitar as oportunidades é o caminho para que o setor de meios eletrônicos de pagamento cresça como um todo”.

PRÓXIMOS EVENTOS DEBATEM TEMAS ATUAIS

NAS PRÓXIMAS SEMANAS, A ABECS PROMOVERÁ outros eventos online sobre assuntos pertinentes aos meios eletrônicos de pagamento, relacionados a mercado, regulação e inovação.

O próximo webinar acontece na semana que vem, debatendo sobre o 3DS 2.0.

Acompanhe os comunicados enviados pela Associação e não perca a chance de se inteirar sobre assuntos fundamentais, debatidos por profissionais gabaritados ligados ao setor de meios eletrônicos de pagamento.

GT OPEN BANKING INICIA DEBATES NA ABECS

ESTA SEMANA, TIVERAM INÍCIO NA ABECS os encontros do grupo de trabalho (GT) Open Banking, que devem acontecer, inicialmente, a cada 15 dias.

O GT está dividido em dois subgrupos: o chamado 2.1 (que reúne prestadores de serviços ligados a conglomerados financeiros) e o 2.2 (do qual participam as demais instituições de pagamento que vão aderir ao open banking).

Ambos devem explorar tópicos como compliance, tecnologia, segurança, experiência do usuário, padronização de dados, sustentabilidade e resolução de disputas entre participantes, que são os assuntos técnicos relacionados a open banking debatidos pelo Banco Central.

Como a Abecs tem assento no Conselho Deliberativo sobre o tema do Bacen, o GT funciona como uma espécie de preparação para que os posicionamentos das associadas sejam debatidos, levados à diretoria da Abecs e, então, apresentados ao regulador. “Os participantes do GT terão acesso a todas as informações necessárias, além de assessoria externa se necessário, para se posicionarem quanto ao assunto. Queremos garantir que levaremos ao Conselho Deliberativo do BC opiniões consistentes, embasadas e consensuais entre as associadas Abecs”, disse Ricardo Vieira, diretor executivo da Abecs, durante a primeira reunião do GT Open Banking.

PARA CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA panorama@abecs.org.br Publicação digital da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) dirigida a seus
associados. © 2020 Todos os direitos reservados. O conteúdo desta newsletter não pode ser publicado, transmitido,
reescrito ou redistribuído sem autorização prévia. Produção: PROS - Criando People Relations